sexta-feira, 8 de março de 2013

Instagram.

  Todo mundo sabe que o Instagram é uma das ferramentas atuais mais odiadas e amadas e criticadas e defendidas pela sociedade virtual. (Um ENORME paradoxo).  O que faz as pessoas amarem tanto o Instagram? E o que faz as outras pessoas odiarem/ criticarem/ satirizarem tanto essa ferramenta?
Então, pra solucionar esse mistério, eu vim aqui e decidi ressaltar os pontos positivos e negativos e fazer um balanceamento do meu ponto de vista desse acessório.


  • Praticidade •

Pontos positivos:
  É muito mais prático você tirar uma foto, editar e ainda postar nas redes sociais em menos de 5 minutos do que tirar a foto na câmera, passar para o computador, pra ainda editar e só depois publicar  nas redes sociais. 

Pontos negativos:
  Nem todo mundo edita foto e nem todo mundo tem vexame de ter que publicar essas fotos no momento presente. Também tem o fato de que hoje em dia existem câmeras com botão share, que instantaneamente publicam a foto no facebook ou twitter ou etc da vida.

  • Filtros retrôs •

Pontos positivos:
  Os filtros retrôs nos trazem toda aquela nostalgia da época analógica/ lomográfica da  polaroid e holga e etc que acaba entrando na categoria facilidade de edição (praticidade) e deixa a foto com cara de vintage.

Pontos negativos:
   Por que não ir lá na gavetinha da vovó e ir catar aquela câmera velha e empoeirada depois ir naquela lojinha verde no calçadão e comprar uns filmes de 32 poses e ir se aventurar nas delícias da lomografia (que, convenhamos ganha de 10 à 0 do Instagram) fora toda a expectativa do processo de revelação e resultado.

• As fotografias em si •

Pontos positivos:
  Ótima ferramenta pra tirar foto daquela festa, dos seus amigos, do seu cachorro, namorado, papagaio, peixinho e guardar no celular, postar no facebook etc.

Pontos negativos:
  Nesse aqui, eu tenho que falar que o GRANDE problema do Instagram talvez seja seus usuários. Pessoas que tiram fotos absurdamente estúpidas, fazem dessa rede social catálogo de unha, cabelo, comida. Banalizam totalmente a arte que é fotografar.

• Ponto de vista fotográfico •

  Creio que nesse tópico (o último, prometo!) não haja ponto positivo algum. Por motivos de:
Alguns usuários que usam Instagram se denominam 'fotógrafos profissionais'. Isso é o maior absurdo de todos os tempos. Ser fotógrafo profissional requer conhecimento, requer estudo, e, perdão se estou contrariando algum fotógrafo, requer algum equipamento MELHOR do que uma simples câmera de celular com alguns filtros bobinhos. Serviria pra diversão? Sim, claro! Mas não podemos abusar.
  Nos tempos lomográficos, Os fotógrafos tinham que PENSAR antes de tirar uma foto, não poderiam desperdiçar por que o filme custava (custa ainda) caro. Pessoas são capazes de tirar 50 fotos de um milk shake numa única tarde, quando antes, ninguém desperdiçaria tempo pra gastar uma 'pose' de filme com um prato de comida. Fotografia é algo importante, não se deve banalizar, não se deve prostituir. É uma arte.

Conclusão:

Lendo e relendo meus próprios pontos de vista, acho que Instagram é uma ferramenta feita pra se brincar. Entretanto, seria brincar com algo que alguém um dia lá trás se esforçou bastante pra ser levado à sério e não ser deixado banalizar. Resumindo: Eu, como usuária, estou abrindo mão do meu Instagram e partindo agora para ser uma amadora da Lomografia. Além de ser uma coisa divertida, vai reacender todos os sentimentos de trabalhar com uma câmera analógica, mais a expectativa de revelar filmes e ter eles guardados apenas pra mim. Pra durarem pra sempre, pois é pra isso que a fotografia serve. Não se deve ser coisa de momento e sim, um momento que deve durar pra sempre :)

É isso, galera! Aqui vai algumas fotos que eu fiz com uma Lomo Fisheye que a professora Agda Aquino me emprestou :)




E você, já abriu mão do seu Instagram hoje?

Um comentário:

  1. Não tenho Instagram e por isso não sei, melhor, sabia nada sobre a polêmica que vc tentou/conseguiu mostar no post.
    Entretanto, concordo plenamente com vc qd diz: "Fotografia é algo importante"; "Não se deve ser coisa de momento e sim, um momento que deve durar pra sempre".
    Não sou expert em fotografia, mas sempre me interessei muito pelo assunto, acho mágico aquelas cenas de filme em que a avó se reune com os netos e começa a mostrar as fotos dos antepassados, cada foto uma história, uma lembrança, um sentimento...

    ResponderExcluir