terça-feira, 12 de março de 2013

Sobre o jornal impresso

  Ontem eu fui até uma banca no centro da cidade pra comprar dois jornais e vir fazer a comparação de ambos aqui pro post de hoje. Daí uma coisa me surpreendeu: A própria vendedora não sabia o valor dos  jornais e argumentou: "É que faz tanto tempo que alguém comprou um que eu até esqueci do preço..." E eu fiquei pensando se o jornal impresso vai, de fato, ser deixado de lado por questões de que ninguém mais tem paciência/ tempo ou até mesmo disposição pra ler as páginas por preferirem a notícia virtual ou pelas ondas do rádio. Fiquei um pouco triste até, acho que sou meio do tempo da vovó por preferir sempre as coisas mais tradicionais. Não desvalorizo a internet, pelo contrário, a internet é uma ferramenta demasiadamente necessária nos dias de hoje, exceto pelo fato de transmitir notícias. Se formos comparar, a internet é rápida, traz todo o imediatismo porém não podemos confiar em tudo que lemos pela rede, né? Todos sabemos disso. Enquanto o jornal impresso tem toda a ética (alguns) e responsabilidade para com a verdade. E também tem menos sensacionalismo do que o jornal transmitido pela TV. Enfim, acho que todos devemos LER mais jornal. Vai fazer bem para nossa escrita, vai nos deixar informados, é uma atividade gostosa de se fazer. Eu acredito que o Jornal impresso não deve nem pode morrer.
-
  Os jornais que comprei ontem foram: Jornal Já, Correio da Paraíba e Jornal da Paraíba. O que eu percebi foi o seguinte: O Correio da Paraíba é mais voltado pra política, enquanto o Jornal da Paraíba quer mais informar mesmo e o Já é voltado para uma classe mais baixa. Muito mais baixa. Acho que até estaria ofendendo essas classes porque é um absurdo tudo que escrevem ali. 
  Claro que seria um absurdo se eu falasse que apenas um jornal é tendencioso, todos são. Porém uns disfarçam mais do que os outros.
  A escrita dos jornais "Correio" e "Jornal da paraíba" é impecável, tem bons termos, a notícia é feita com toda uma ética, tudo certinho, não tenho do que reclamar. Agora a do jornal 'Já', de fato, é decadente. Títulos do tipo "Periquita de mulher é porta-drogas" ou "Graças a PM caixa não vai pro beleléu" e "Pâmela muda a visão de Dilma" são destaque nesse jornal. Creio que seja uma versão de Samuka, só que escrita. Sensacionalista, anti ético, anti profissional. Reprovo totalmente esse jornal. Aconselho vocês a comprar ou o Correio da Paraíba ou o Jornal da Paraíba. São ótimos e dá pra se informar direitinho.  Se alguém conhecer algum outro jornal impresso bacana, eu peço pra deixar a sugestão nos comentários. 

Então é isso, vamos procurar largar a preguiça, ir nas bancas e comprar mais jornal impresso. Você vai gastar no máximo R$ 4,00, um pequeno investimento com grandes benefícios. :)

Nenhum comentário:

Postar um comentário